Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível ao visitar este site. Visite a nossa política de privacidade para mais informações sobre isso. Para aceitar o uso de cookies não essenciais, por favor, clique em "Concordo"
(11) 4966-2046 / (11) 94548-5103
Um programa de gerenciamento de riscos (PGR) é a implementação de um processo de gerenciamento de riscos ocupacionais (por meio de registros físicos ou um sistema eletrônico) que visa melhorar continuamente as condições de exposição dos trabalhadores por meio de iniciativas multidisciplinares e sistemáticas.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário, ou PPP, é um documento histórico-laboral do trabalhador destinado a prestar informações ao INSS relativas a efetiva exposição a agentes nocivos e que reúne, entre outras informações, dados administrativos, atividades desenvolvidas, registros ambientais, com base no Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT e resultados de monitorização biológica com base no PCMSO (NR - 7) e PGR (NR - 1), durante todo o período em que este trabalhador exerceu suas atividades na respectiva empresa. É hoje uma exigência real da Previdência Social a todas as empresas.
O LTCAT é elaborado com o objetivo de documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e avaliar se eles podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. As empresas podem ser multadas caso não possuam o LTCAT. A empresa que não mantiver laudo técnico atualizado com referência aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo, estará sujeito a penalidades previstas em lei. A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos deve ser feita em formulário estabelecido pelo INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.